Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Tijuca

Notícias

Rio Refugia 2019: Sesc RJ celebra o Dia do Refugiado com programação especial no Sesc Tijuca

Evento será realizado no dia 20 de junho e apresentará ao público diversas manifestações culturais dos países de origem das pessoas refugiadas


publicado em 11-06-19

imprimir

No dia 20 de junho, das 10h às 17h, o Sesc Tijuca receberá a terceira edição do Rio Refugia, um evento que marca as celebrações do Dia Mundial do Refugiado. Em 2018, o evento contou  pela primeira vez com a participação do Sesc RJ, no papel de correalizador, e registrou público recorde em sua segunda edição.

O evento propõe a criação de um espaço de integração e de conscientização para o tema do refúgio, tendo por objetivo dar maior visibilidade à questão dos deslocamentos forçados e valorizar os/as refugiados/as residentes na cidade do Rio de Janeiro, que estarão presentes tanto como produtores quanto como convidados.

Serão apresentadas ao público diversas manifestações culturais dos países de origem das pessoas refugiadas, incluindo uma feira gastronômica com várias tradições culinárias e quitutes desconhecidos pelos cariocas, apresentações musicais com ritmos latinos e africanos, moda étnica e atividades infantis, além de oficinas e atrações culturais gratuitas para que os visitantes embarquem numa rica e empolgante volta ao mundo.

Além do Sesc RJ, que visa promover o desenvolvimento social, a inserção social desse grupo e a valorização da diversidade cultural, o evento é uma realização conjunta do  Abraço Cultural Rio de Janeiro, do Programa de Atendimento a Refugiados da Cáritas RJ e Do Chega Junto, além de contar com a participação e apoio da ACNUR – Alto Comissariado da ONU para Refugiados.

O Dia Mundial do Refugiado é uma celebração da coragem, da resiliência e da potência das pessoas que são obrigadas a deixar seus países devido a guerras ou perseguições de diversas naturezas. O recomeço é uma ideia central quando estamos falando de refúgio, assim como o é a existência de uma rede de apoio às pessoas que aqui chegam.

 

Serviço:

Rio Refugia 2019
Sesc Tijuca
20/06 | 10h às 17h | Livre | Grátis