Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Sesc + Infância: educação através do brincar para transformar a sociedade

Proposta de educação integral traz novas perspectivas para a população fluminense - da infância à terceira idade


publicado em 10-06-19

imprimir

Um bom processo educacional é capaz de transformar e inspirar uma nação, elemento indispensável na construção dos pilares de uma sociedade mais justa e próspera, possibilitando aos cidadãos maior gama de oportunidades e ao mercado maior potencial de inovação. É com este olhar que o Sesc RJ transforma a vida de milhares de pessoas no Estado do Rio de Janeiro com atividades nessa área.

A instituição, consagrada pela oferta qualificada de opções nas áreas de Cultura, Lazer, Educação, Assistência, Saúde e Esporte, oferece ações educacionais estruturadas que englobam iniciativas voltadas aos pequenos, como Educação Infantil e o Projeto Sesc+ Infância, bem como atividades que integram arte, ciência e tecnologia, e o ensino de língua estrangeira, voltadas a todas as faixas etárias. Dessa forma, o Sesc RJ proporciona ações de educação infantil para alunos de 3 a 5 anos, nas Unidades de Niterói e Nova Iguaçu.

O serviço impacta de forma determinante, por exemplo, a família da professora Andréa da Costa Almeida Bento, de 42 anos, desde que ela tomou conhecimento dos programas Educação Infantil e Sesc+ Infância. Atualmente, os filhos Rafael e Artur, de 4 e 8 anos, respectivamente, participam das atividades na Unidade Sesc Nova Iguaçu. Para Andréa, o Sesc RJ se preocupa em “oferecer o melhor para a integridade física e moral das crianças, recebidas sempre com muito carinho e acolhimento”. O encantamento dela com a iniciativa levou à inscrição de Artur no Sesc+ Infância, projeto que reflete a essência da infância, fundamenta o cotidiano e o desenvolvimento integral por meio do brincar.

De acordo com Andréa, esse projeto dá à criança um olhar diferenciado, além de uma postura mais aberta e questionadora, refletindo em outros espaços. “As crianças escolhem as atividades, montam brinquedos e, assim, ganham autonomia e mais atitude. O Artur diz que o Sesc+ Infância é a escola da liberdade. Só tenho a agradecer e elogiar os professores do Sesc RJ pelo que estão proporcionando aos meus filhos”, destaca.

A satisfação com essa experiência é compartilhada pela agente de saúde e professora Isis Maia da Silva, de 34 anos. Ela é mãe de Felipe e de Leonardo, de 10 e 6 anos. Ambos participam do Sesc+ Infância, na mesma Unidade. “É espetacular como eles trabalham os conteúdos de forma lúdica. As crianças aprendem brincando e com prazer, pois são vistas como indivíduos protagonistas da ação. Todo ano eu pergunto se o Felipe quer continuar. Ele quer e gosta”, conta Isis, entusiasmada.

Como participar:

As unidades participantes do Sesc+ Infância são Duque de Caxias, Madureira, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti e Tijuca. As inscrições normalmente são abertas no início do ano.

As atividades são realizadas no contraturno escolar ao longo do ano, sendo destinados a alunos entre 6 e 12 anos matriculados na Educação Básica - Ensino Regular, com renda familiar bruta de até 3 salários mínimos, preferencialmente dependentes de comerciários.

Para se candidatar, é preciso preencher uma ficha de inscrições com as informações do candidato, além de questionário socioeconômico, termo de compromisso, termo de atendimento aos requisitos para ingresso na atividade e autodeclaração acerca de sua condição econômica.