Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

CineSesc: veja aqui a programação de sessões para outubro

Entre as novidades, teremos Mostra Terror Giallo em Nova Iguaçu, Ramos e São João de Meriti.


publicado em 07-10-19

imprimir

Outubro chegou trazendo muita diversidade para o CineSesc. As mostras desse mês trazem desde filmes infantis, no CineSesc Primeiros Olhares, até filmes de terror naMostra Terror Giallo. O importante é contar com temáticas variadas em nossas sessões sempre gratuitas. As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc RJ, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural.

 

O projeto é uma iniciativa do Sesc RJ que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.​   Veja aqui a programação de outubro:

 

CineSesc Primeiros Olhares - Programação Infantil

02 a 30/10 - Sesc Teresópolis
04 a 11/10 - Sesc Barra Mansa
02 a 30/10 - Sesc Copacabana
06 a 27/10 - Sesc Ramos
06 a 27/10 - Sesc Tijuca
08 a 12/10 - Sesc Nova Iguaçu
09 e 10/10 - Sesc Duque de Caxias
09 a 26/10 - Sesc Engenho de Dentro
12, 13 e 27/10 - Sesc São João de Meriti

Veja a programação completa
 

Exibição de Curtas

13/10 a 27/10 - Sesc Barra Mansa

 

Mostra Sesc de Cinema 

01 a 03/10 - Sesc Nova Iguaçu

02 a 09/10 - Sesc Ginástico

04 a 25/10 - Sesc Ramos
16 a 30/10 - Sesc Barra Mansa

Recorte dos filmes selecionados para a Mostra Sesc de Cinema 2017 e 2018. Serão apresentados cinco curtas-metragens do panorama Centro-oeste, em Barra Mansa,  e do Nordeste, no Sesc Ginástico.

Veja a programação completa

 

Mostra Territórios Hostis
04 a 21/10 - Sesc Campos
03 a 31/10 - Sesc Nova Friburgo

Os territórios são expressões do conflito entre os homens. A discussão em torno desse tema aponta diretamente para os fatores que o propiciam: as desigualdades sociais, a ganância por lucros, a especulação imobiliária e o desrespeito por populações tradicionais e históricas, os despossuídos de terra e origem (no caso, os refugiados). Enfim, a falta de compreensão em torno desses conflitos possibilita debates fundamentais sobre o tema. Mais uma vez são questões muito importantes a serem fomentadas nas escolas por estimularem uma visão crítica e consciente acerca dos conflitos que envolvem territórios. Fica difícil abordar o tema do território sem pensar, em paralelo, sobre a questão econômica da terra. O que é mais importante: a sobrevivência dos povos e a harmonia entre eles, ou a imposição da lei dos mais fortes e poderosos que almejam com a terra apenas aumentar seus lucros ou seus bens? Como se vê, essa é uma problemática complexa, ampla e necessária que merece cuidadosa atenção.

Veja aqui a programação completa

 

CineSesc + Pau de Arara
01 a 29/10 - Sesc Duque de Caxias

O projeto Cine Pau de Arara, parceria entre o Sesc RJ e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, pretende resgatar o projeto homônimo que existiu nos anos 50 e 60 nas ruas do Centro da cidade e atendia aos trabalhadores no horário do final do expediente de trabalho. A exibição de filmes e seriados era a céu aberto e tinha como marca registrada os bancos de madeira que se assemelhavam aos bancos dos caminhões pau de arara que transportavam retirantes vindos do Nordeste. As exibições ocorrem na Praça do Pacificador.

Veja aqui a programação completa

Mostra Curta Charles Chaplin

10 a 31/10 - Sesc Engenho de Dentro

A mostra reúne 9 curtas-metragens do diretor e ator Charles Chaplin (1889–1977), um dos ícones do cinema mundial. Charles Spencer Chaplin é considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos e um dos “pais do cinema”. Muito se conhece de sua filmografia de longas-metragens, que consta no panteão dos principais filmes da história do cinema. No entanto, pouco se conhece da produção de curtas-metragens do mestre Carlitos.

Veja aqui a programação completa

Mostra Corpos Elétricos

03 a 31/10 - Sesc Niterói

As questões de gênero são o tema de uma das mais importantes discussões dos dias de hoje e precisamos abordá-las de maneira afirmativa. Fomentar debates acerca dessas questões nos permite colocar em evidência o preconceito que habita em cada um de nós. Além disso, a prática do debate garante o respeito à diversidade e o direito à livre expressão de cada indivíduo em busca de sua identidade.

Veja aqui a programação completa

 

Mostra Terror Giallo

22 a 31/10 - Sesc Nova Iguaçu

02 a 30/10 - Sesc Ramos

02 a 30/10 - Sesc São João de Meriti

 

Em cartaz, quatro filmes que trazem à tona a sedução exercida pela imagem. Mas quando essa sedução é permeada pela violência, a questão se torna um pouco mais complexa e nos faz indagar sobre o papel da imagem em nosso mundo contemporâneo. O terror é a vertente que mais se defronta com essa questão, e é no Giallo, faceta italiana desse gênero, que talvez fique mais evidente a relação entre violência, imagem e beleza. A mostra do Sesc contempla os quatro maiores diretores do subgênero Giallo: Mario Bava, Dario Argento, Lucio Fulci e Sergio Martino. “Cada um com seu estilo peculiar tingiu o Giallo com suas tonalidades marcantes. A presença de um assassino é uma das marcas detectáveis, mas em muitas vezes o serial killer pode aparecer com relativo destaque. A música também é agregada como um elemento expressivo para criar o suspense das cenas ou para pontuar a atmosfera muitas vezes lúdica que permeia esse requintado subgênero do terror. Como quase sempre o filme Giallo se passa na chamada alta sociedade italiana, os personagens são sempre brancos e bem-sucedidos, tanto os assassinos quanto os assassinados”, destacam os realizadores.

Veja aqui a programação completa

 

Mostra Ingmar Bergman

02 a 31/10 - Sesc São Gonçalo

A mostra apresenta obras do diretor sueco Ingmar Bergman. 

Veja aqui a programação completa

Mostra Hong Sang-Soo

6/10 a 31/10 - Sesc Teresópolis
02 a 30/10 - Sesc Tijuca

Esta é a primeira mostra especial dentro do CineSesc dedicada a um diretor contemporâneo, vivo e em plena atividade. O ritmo de produção de Hong Sang-soo vem impressionando a crítica especializada, de um lado por sua abundância, e de outro por sua qualidade e pela marca inconfundível de sua autoralidade. Na última década, os filmes desse coreano começaram a chegar ao Brasil. Mais de dez de seus filmes nunca aportaram por aqui, mas felizmente, suas mais recentes obras vêm sendo exibidas e distribuídas em nossos cinemas.

Veja aqui a programação completa

 

Mostra dos Afetos

05 a 19/10 - Sesc Três Rios

A Mostra dos Afetos foi pensada em comemoração ao mês do idoso, em outubro. Os filmes escolhidos apresentam personagens na terceira idade cujas histórias se unem a partir de uma temática em comum: o afeto em suas múltiplas possibilidades.

Veja aqui a programação completa